O que o cliente espera do vendedor de cosméticos?

O que o cliente espera do vendedor de cosméticos?

Você já parou para se perguntar o que os salões de beleza realmente esperam ao fazer negócio com você, que vende cosméticos?

Enquanto muitos vendedores seguram os seus clientes por conta do preço, outros preferem fidelizá-los através da geração de valor. Quando o único atrativo de um vendedor for o preço, a sua carteira de clientes será volátil, ou seja, não terá uma carteira fixa e fiel, pelo contrário, quando algum concorrente fizer uma promoção, as vendas desse vendedor poderão despencar de uma hora para a outra.

Então, se o meu cliente, o salão de beleza, for conquistado pelo preço dos produtos, eu não estarei fidelizando este cliente? perguntará o vendedor.

Aí, responderemos com uma pergunta para esse questionamento:

E você já parou para se perguntar o que os seus clientes realmente esperam de você ao comprar o seu produto?

Antes de responder essa pergunta, vamos primeiro nos perguntar o que esperamos dos vendedores de cosméticos, pensando como cabeleireiros e clientes dos seus produtos. Então quais seriam as suas respostas?

  • Qualidade: produto que cumpra as promessas feitas
  • Bom atendimento
  • Conhecimento dos produtos que está oferecendo
  • Produto com excelente custo X benefício
  • Dispor de novidades do mercado
  • Oferecer cursos de atualização técnica
  • Suporte técnico eficaz
  • Identificação com o produto
  • Preço justo
  • Transparência e respeito na negociação

Se o vendedor oferecer os benefícios acima e outros tantos que são derivadas dos itens mencionados, então poderemos dizer que as suas vendas estão baseadas na gestão do relacionamento que agregará valor ao seu produto. Não obstante, se o vendedor tiver clientes somente por causa do preço e não oferece nada a mais, então ele estará apenas retirando pedidos e não vendendo. Por isso que precisamos aprender a nos relacionar e entender as necessidades dos nossos clientes, conhecê-los muito bem para um tratamento diferenciado e personalizado. Para isso chamamos de Gestão de Relacionamento.

Por quê? Porque um relacionamento não é um simples atendimento, ou uma simples negociação que faz com que os seus clientes comprem o que vendemos. Relacionamento é muito mais do que isso. É:

  • Ter clientes satisfeitos e fiéis;
  • Ter mais recomendações;
  • Menos reclamações;
  • Menos inadimplência;
  • Maiores tickets de venda, com maior freqüência;
  • Redução de custos operacionais e de marketing;
  • Menor sensibilidade ao preço

E você? Está agregando valor às suas negociações?

Se você ainda não for um Distribuidor Live.Life Professional, que tal conversar com um dos nossos consultores para saber mais detalhes de como você poderá aumentar a sua vantagem competitiva, na sua região de atuação?

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